Dicas de como passar da caminhada à corrida

O primeiro passo para começar a correr é investir na caminhada. “Andar é essencial para preparar o corpo de quem deseja apertar o ritmo depois”.

Resultado de imagem para caminhada

A caminhada e corrida são atividades físicas indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e estresse, prevenção da obesidade, ajuda a perder peso, melhora da circulação sanguínea, fortalecimento de todos os músculos do corpo, melhora da postura corporal, melhora da ansiedade e estresse, prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão entre vários outros benefícios.

Transição da caminhada para a corrida

Verifique novamente se o seu calçado é adequado para você ter uma boa postura durante a corrida e comece a treinar evitando olhar para o chão. “Olhar para o horizonte deixa a postura mais ereta, evitando dessa forma que o corredor sobrecarregue os músculos do pescoço.

Quando estiver mais confiante, tente aumentar o ritmo da caminhada e posteriormente alternar os passos normais com trotes leves. Uma boa forma é determinar objetivos. Por exemplo: alternar 30 segundos de caminhada com 30 segundos de trote.

TROTAR!! Chegou a hora esperada de correr. Uma boa opção para esse momento é determinar tempo ou distância para você controlar sua evolução. Você pode começar correndo 10 ou 20 minutos, sempre levando em consideração que o importante nessa etapa é correr o tempo inteiro. Variar o treino e mudar o local de treinamento são algumas opções, caso você fique entendiado com o percurso.

Da mesma forma que incluímos os trotes, podemos inserir corridas um pouco mais rápidas no seu treino. Dessa forma, trabalharemos diversos grupos musculares e de formas variadas, promovendo uma variação e adaptação do seu corpo.

IMPORTANTE: A caminhada e corrida em jejum não é benéfica para a saúde, pois pode levar a tonturas, enjoos e desmaios, já que o individuo pode não ter açúcar no sangue suficiente para caminhar.

Assim, o ideal é a ingestão de uma refeição ligeira, com carboidratos e fruta, como pão de cereais e suco de fruta, por exemplo, antes do exercício, evitando refeições muito volumosas para não se sentir desconfortável.

Resultado de imagem para dicas itaúna runners

 

Relacionados