Corrida de Rua – Dicas para quem vai fazer sua primeira prova

A corrida de rua é um dos esportes que mais cresce entre os adeptos de uma vida saudável. A atividade, Resultado de imagem para primeira corrida de ruapor si só, traz satisfação e benefícios, como a alta queima calórica. Por isso, é comum encontrar pessoas na academia em busca de condicionamento para completar a sua primeira prova. Muitas delas não sabem como começar na corrida de rua, por surgirem várias dúvidas em relação aos treinos. Como, por exemplo, a diferença entre praticar a atividade na esteira ou no asfalto, se é a mesma coisa e o que deve ser adaptado. Então vamos para algumas dicas de como iniciar sua primeira corrida:

1) NÃO TESTE NADA NOVO: experimentar um novo tênis, camiseta, ou algum produto que seu amigo indicou, não é uma boa ideia, pois a falta de adaptação pode prejudicá-lo durante a prova. Principalmente alimentos que não esteja acostumado.

2) ESTUDE A PROVA: você deve estar preparado para os 10 km (exemplo) em rua plana ou com subida, pois são situações bem diferentes. Estude o percurso da prova e analise sobre como pretende completar o caminho com sucesso.

3) ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO PRÉ PROVA: comer com, pelo menos, uma hora de antecedência antes da prova ajuda a digerir e usar a energia da refeição durante a corrida. Evite alimentos pesados, o indicado é apostar em sucos, pães e refeições com pouca fibra. Se alimentar muito próximo da largada pode prejudicar a digestão e o seu desempenho. Hidratar-se bem no dia anterior a prova é de extrema importância e no dia antes de correr: Duas horas antes, cerca de 500 ml de água. Beba durante a corrida: Beba de 150 a 350 ml de água a cada 15 ou 20 minutos.

4) FAÇA O QUE TREINOU: não adianta preparar-se correndo a 10km/h, em média, e na prova impor um ritmo de 11km/h. A preparação rumo à prova deve conter o ritmo que pretende buscar.  Evite empolgação na largada: após a corneta tocar anunciando a partida, muitos deixam a adrenalina tomar conta e impõem ritmos muito acima do que estavam planejando, por influência de quem passa em uma cadência mais elevada ao lado. Faça seu ritmo, sem atropelos!

 

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