Como se tornar mais ativo na sua rotina

Quando se fala em fazer atividade física, uma das primeiras coisas que vêm em mente é ir a uma academia. Mas na verdade, atividade física é muito mais que isso. Deslocar-se para trabalho ou escola a pé ou de bicicleta, realizar práticas corporais no tempo livre, como brincar e dançar, e realizar limpeza pesada no serviço doméstico já são atividades físicas.

Tão importante quanto começar a se exercitar é manter a continuidade da prática. Aliar uma atividade de seu interesse com boa companhia e espaços agradáveis ajuda a manter a prática. Quem tem rotina cansativa e estressante pode optar por uma atividade que ajude a soltar as tensões e gastar energia. Se o trabalho é intenso e exige um esforço físico, o ideal é procurar algo que ajude a relaxar.

Não há receita para começar. Cada um deve repensar sua rotina e seus hábitos de vida e encontrar tempo livre para fazer uma atividade que possa lhe fazer bem física e mentalmente. É recomendado sempre consultar um profissional de saúde para avaliação prévia, de modo a evitar lesões ou agravamento de algum problema de saúde.

Veja 5 dicas para se tornar mais ativo na sua rotina:

  • Use bicicleta como meio de transporte, faça pequenos percursos a pé e prefira escadas ao elevador.
  • Práticas corporais, como danças, lutas e jogos, são boas alternativas para aliviar o estresse e as tensões. Escolha atividades físicas que você gosta, isso aumenta as chances de uma boa adesão.
  • Esportes populares também são boas atividades, como futebol, queimada, capoeira.
  • Faça atividades em grupos. Isso ajuda a manter a frequência no treinamento, além de reforçar os laços sociais.
  • Se tiver algum problema de saúde, como hipertensão ou outra doença cardiovascular, realize uma avaliação médica antes de iniciar alguma atividade física.

Relacionados