Benefícios da Corrida na Terceira Idade

Antes de começar a praticar a corrida na terceira idade, é importante realizar exames médicos para analisar a sua condição física e verificar quais são os seus limites. Com aval do médico, é bom então procurar um educador físico ou um personal trainer para acompanhar.

Independentemente da idade, peso ou experiências anteriores com atividades físicas, a corrida pode trazer benefícios a todos os seus praticantes, especialmente aos mais velhos, já que o esporte pode ajudar a prevenir doenças, diminuir dores articulares e fortalecer a musculatura.

A corrida na terceira idade pode começar, na verdade, com uma caminhada.

Esse ritmo lento pode ser intercalado, aos poucos, com uma movimentação maior, até que você esteja com melhor condicionamento orientar as atividades.

A corrida na terceira idade não deve ser encarada como uma obrigação, e sim como um momento de lazer. Ela proporcionará uma série de benefícios que resultarão, na linha de chegada, em uma maior qualidade de vida.

A corrida também pode ser o principal elemento de uma vida mais ativa e feliz na terceira idade. A socialização e o bem estar proporcionados pela atividade também mudam positivamente a parte psicológica do corredor, que sente-se mais capaz e saudável.

Cuidados: Existem cuidados específicos para cada faixa etária que devem ser conhecidos e, com a orientação de um profissional médico e de educação física, estabelecidos de acordo com as necessidades individuais de cada corredor antes de dar início aos treinos. “É relevante observamos aspectos como o impacto que o corredor mais velho irá sofrer nas articulações. Para minimizar essa questão seus ossos e músculos devem estar bem fortalecidos e preparados. Observar a frequência cardíaca máxima que com o passar dos anos vai diminuindo, sendo importante ajusta-la para realizar os treinos em segurança.

Alimentação: Por apresentarem metabolismo mais lento, os cuidados com a hidratação dos idosos devem ser em dobro. Sucos naturais, chás e muita água devem sempre estar presentes antes, durante e depois dos treinos. O consumo de frutas, verduras e legumes variados também é recomendado.

Quer começar a treinar?  Depois que terem feito uma avaliação médica. Venha praticar conosco, a  Equipe Itaúna Runners faz treinos para iniciantes toda segunda-feira na avenida Jove Soares 625, Iniciando no horário de 19:15. Totalmente gratuito! Leve sua família para iniciar as atividades físicas e melhorar a qualidade de vida.

 

 

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